MAIS JAZZ POR FAVOR

Esta obra trás uma linguagem da Dança Jazz, trabalhando o domínio dos movimentos somáticos dento dos elementos estruturantes do Jazz, nos planos alto, médio e baixo de Rudolf Von Laban. Num desempenho harmônico corporal em espaços inusitados.

Leia mais

Vídeo aula – VIOLÃO E SONS CORPORAIS

A obra consiste em uma video aula separada em 6 partes sobre a aprendizagem do instrumento musical, no caso o violão, por meio do corpo. Ou seja, como trabalhar com ritmos no violão partindo de uma pedagogia musical ativa (inspirada em Jacques Dalcroze) relacionando o violão à percussão corporal. Durante o vídeo, são trabalhados os ritmos: samba, bossa nova, baião, reggae e soul. A ideia não é apresentar muitos ritmos, mas apresentar alguns para que a proposta de aprendizagem possa ser utilizada em outros ritmos. O vídeo se destina prioritariamente para violonistas, mas pode ser utilizado por qualquer um que queira utilizar essa abordagem para aprender outro instrumento musical ou, simplesmente, aprender os ritmos por meio da percussão corporal. Pretendemos, dessa forma, tornar a aprendizagem musical mais dinâmica, oferecendo outra forma de se aprender ritmos e relaciona-los à aprendizagem técnica do instrumento de forma prazeirosa e significativa.

Leia mais

Vídeo aula – A MÚSICA E A CRIANÇA

A obra consiste em uma video aula separada em 6 partes sobre “A música e a criança”, refletindo sobre o fazer musical na infância, o desenvolvimento musical e as características próprias da cultura da infância. A obra se inicia com uma explicação sobre os princípios básicos do trabalho de musicalização, compreendendo a música como uma linguagem e os aspectos musicais presentes no desenvolvimento infantil. Segue-se de três aulas com propostas práticas para se trabalhar música a partir dos tópicos: Meios de produção musical, Imitação sonora e Canto espontâneo, sendo apresentadas algumas propostas para cada um desses tópicos. A obre têm como referência os trabalhos da educadora musical Teca Alencar e do educador Keith Swanwick, dialogando com outras ideias presentes nos principais educadores musicais da atualidade. Junto a isso, a obra também se baseia nas teorias do pedagogo Loris Malaguzzi, que apresenta uma proposta pedagógica que parte da escuta da criança para criar estratégias educacionais. Por fim, essa obra é destinada a amplo público, podendo ser utilizada por público específico (pedagogos, musicistas, artistas, etc.), mas também por pais, mães e cuidadores que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a música da criança e as possibilidades de trabalho que ela apresenta.

Leia mais

Humano, demasiado Humano.

A obra se trata de uma cenopoesia inspirada nas obras de Gregório de Matos e Augusto dos Anjos, ambos buscam em suas obras poéticas explorar a existência como um todo. A cenopoesia “Humano, demasiado Humano” relaciona as obras em um prisma artístico, onde um sujeito se depara com a fantasia e a realidade, e vive um paradoxo levando a um desfecho trágico.

Leia mais
Visita Virtual - Secretaria de Cultura da Prefeitura Suzano

Visita
virtual

Agenda
Cultural

Janeiro 2019

Calendário Cultural Prefeitura de Suzano Agenda Cultural
Novembro 2018