PHILOMENA SANTASOFIA COUTINHO


PHILOMENA SANTASOFIA COUTINHO

Philomena Santasofia Coutinho, nasceu no dia 1º de janeiro de 1928, na cidade de Jacareí, Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, filha mais velha de 9 irmãos, do casal Armando Santasofia e Maria Justina.

Aos 14 anos de idade, veio morar em Suzano com a família. Seu pai, nascido em Orsomarso, Calábria, imigrou aos 12 anos da Itália, era talentoso marceneiro. Sua mãe, dedicada ao lar, cuidou da família com muito esmero, em meio às dificuldades da sua época. Além dos pais, outra figura importante na infância de Philomena foi seu avô paterno,o sapateiro italiano, Ângelo Santasofia, ele foi o apoio da família para os momentos difíceis.

Dos 15 aos 21 anos trabalhou em uma unidade da indústria de tecelagem sediada em Suzano, na dobra dos tecidos confeccionados pela empresa Tecelagem Maluf. Aos 21 anos, desligou-se do emprego ao casar-se com José Mariano de Souza Coutinho Neto, há algum tempo falecido.

Foi mãe pela primeira vez aos 23 anos, com o nascimento de José Armando, após quatro anos, teve seu segundo filho, Paulo Eduardo. É avó dos netos: Caio, Junior, Fernando e Guilherme.

Desde 1960, é voluntária ativa do da Rede Feminina de Combate ao Câncer “Esther Hidalgo Rondineli Leite”, sediada em Suzano.

23.04.2017

RGE